Nossos
Serviços
Excelência em gestão

Intensificação da cultura da gestão focada em resultados através de uma visão global, sistêmica e dinâmica.


• Diagnóstico da Gestão com base no modelo de excelência da FNQ A ROCA acredita que realizar um diagnóstico da gestão é de extrema importância para uma empresa, pois é através deste que identificamos o potencial ou as oportunidades de melhoria da mesma.
Assim, utilizamos o Modelo de Excelência da Gestão (MEG©) da FNQ para diagnosticar e melhorar a gestão das organizações.

• Assessoria para Implementação de Modelo de Excelência A ROCA realiza assessoria para implementação do Modelo de Excelência em Gestão conforme Nível de Maturidade Empresarial, de acordo com a faixa de pontuação identificada.

• Realização de Oficina de Gestão – MEGplan - A Metodologia MEGplan© proporciona um diagnóstico com base em modelos de excelência de 125, 250, 500, 750 ou 1000 pontos, pelos próprios executivos. Sob orientação de um especialista e sem pré-requisitos, os executivos aprendem a usar o modelo de excelência na prática, com simplicidade, produzindo um diagnóstico inovador e de alto nível, abrangendo práticas de gestão e resultados.

• Assessoria em Gestão Organizacional A ROCA acredita que a gestão organizacional é responsável por definir estratégias/ações assertivas e efetivas para a perpetuidade do negócio e expansão dos resultados da organização. Uma boa gestão organizacional deve implantar uma cultura de atividades gerenciais, valores e políticas que norteiam a empresa e devem ser seguidas por todos os colaboradores da organização.

• Revisão e Definição do Sistema de Indicadores A ROCA acredita que a ausência de medidas adequadas associadas às estratégias das empresas tem sido apontada como uma das maiores deficiências nos sistemas de indicadores das mesmas. A ROCA Gestão Aplicada lhe auxilia na implementação e uso de sistemas de indicadores de desempenho que possibilitem tornar claro quais os vínculos entre os indicadores, os objetivos e ações estratégicas e os processos gerenciais.

Fiscal

Preparação da organização visando suportar os diversos cenários da nossa economia, gerando maior capitalização do negócio.

• Recuperação Fiscal;
• Planejamento Tributário;
• Diagnóstico e Mapa de Risco de Demandas Trabalhistas;
• Gestão de Crise e Recuperação de Empresas.

Qualidade

Realização de implantação, transição, simplificação, terceirização da manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade, auditorias de 2º parte e treinamento de formação de auditores com base nas seguintes normas e programas:

• ISO 9001 – Gestão da Qualidade;
• ISO 14001 – Gestão Ambiental;
• ISO 17025 – Gestão de Laboratórios de Ensaio e Calibração;
• ISO 22000 – Segurança Alimentar;
• ISO 31000 – Gestão de Riscos Corporativos;
• PBQP-H – Construção Civil;
• PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos;
• DICQ – Sistema Nacional de Acreditação;
• ONA – Organização Nacional de Acreditação.

Marketing e Vendas

• Modelo de Excelência da Gestão em Marketing & Vendas;
• Estruturação de Departamento de Comunicação;
• CIM - Plano de Comunicação Integrada de Marketing;
• Assessoria em Comunicação e Marketing.

• Técnicas de Vendas - Preparar o profissional para dominar e aperfeiçoar as técnicas de vendas na busca de melhores seus resultados. Entender sobre o perfil de um vendedor, como atingir todos seus potenciais clientes, manter os já conquistados e o que fazer depois da venda. Saber vender fazendo bons negócios é um diferencial.

• Técnicas de Atendimento - Nesse novo momento das relações comerciais, apresentar as habilidades necessárias, conhecimentos e técnicas imprescindíveis para realizar o melhor atendimento ao cliente. Tratar os processos de comunicação, expressão verbal e corporal, importância do trabalho de equipe, mudanças de atitude e de como atender contestações e reclamações.

• Comunicação estratégica: Desenvolver o conceito de excelência na comunicação oratória por meio da estruturação de ações, vivências e do conhecimento de ferramentas de comunicação, aprimorando a comunicação verbal e não verbal.

Organização e Processos

Otimização da produção visando o aumento da eficiência do processo e geração de ganhos de produtividade, redução de perdas e custos com tratamento de diversos recursos envolvidos em termos de organização e gestão.


• Mapeamento de Processos - É uma excelente técnica utilizada por empresas para melhorar o entendimento sobre os processos, aumentar a performance do negócio de forma clara e simples, representando cada passo de operação em termos de entradas, saídas e ações obtendo uma visualização completa da organização.

• Gestão por Processos Método utilizado para rever, melhorar e padronizar de forma integrada os processos de trabalho. Utiliza estratégia abrangente, sistemática e estruturada que garante a participação efetiva das partes interessadas, independentemente do nível hierárquico, assegurando o melhor desempenho possível do sistema como um todo.

• Planejamento e Controle da ProduçãoGerenciamento dos recursos operacionais de uma empresa, envolvendo planejamento, programação e controle, bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout para melhor aproveitamento do fluxo de insumos e, quais as etapas de cada processo de produção.

• Gestão da ProduçãoAperfeiçoamento das aptidões e conhecimentos visando aumentar e garantir a produtividade, reduzir os custos de produção e certificar a qualidade final de tudo que é fabricado com as melhores técnicas e ferramentas disponíveis, desenvolvendo sistemas específicos conforme a realidade da empresa.

• Qualidade no Processo Gestão da organização formada por conjuntos de programas, ferramentas e métodos, aplicados no planejamento e definição de objetivos, tendo como base as necessidades das partes interessadas, através dos controles dos processos e da melhoria contínua.

Pessoas

Intensificação da cultura da gestão focada em resultados através de uma visão global, sistêmica e dinâmica com a arte da integração dos resultados com o desenvolvimento humano.

• Psicoterapia BreveAtendimento psicológico em que se estabelece um foco, a ser trabalhado em alguns encontros, e visa promover um desenvolvimento emocional;

• Assessoria à DireçãoAs maiores responsabilidades, bem como o poder de transformação estão nas mãos dos diretores, logo, essas são as pessoas dentro de uma organização que talvez mais se beneficiasse com a maior clareza de si, bem como do funcionamento implícito da organização, o que facilitaria apontar diretrizes e o rumo da empresa;

• Desenvolvimento de LíderesTrabalho individual e ou grupal para instrumentalizar os líderes em Gestão com Pessoas. Diante da idéia de liderança enquanto um processo, se faz a necessidade de espaços que visem uma formação integrada, com amplitude de inteligibilidade e ativação da sensibilidade.

• Intervenção em Situações de Crise Toda mudança organizacional promove uma situação de crise e de alguma forma envolve cada um dos integrantes da organização. Quando a situação não é reconhecida como tal, os cuidados também ficam limitados e empobrecidos. Situações de fusões, redução de quadro, crescimento rápido, aposentadoria, morte de funcionário, entre outros, provocam mudanças e em algum nível uma crise. Intervenções psicológicas individuais e ou grupais podem facilitar a vivência dessas experiências.

• Promoção de Saúde Mental Aborda atividades que cuide do serhumano na integração das dimensões: físico, emocional, social, intelectual e espiritual. Recursos importantes para o trabalho e a vida, tornando a organização um lugar bom de se estar, além de um espaço de crescimento para todos.

• Recrutamento e Seleção de Executivos - Garantir que você contrate as pessoas certas e contribuir para o melhor desempenho da vossa organização através de atividades que avaliam de forma cuidadosa as competências técnicas e comportamentais de cada candidato, visando assegurar a contratação do profissional adequado para cada projeto trabalhado e minimizando os riscos decorrentes de uma contratação equivocada.

 

 

Produção

Nossas soluções de assessoria e capacitação na Área de Produção com foco na eficiência das operações, incremento da produtividade e redução de custo são:

• Gestão do Posto de Trabalho - GPT: sistemática única, voltada para melhorar o resultado nos postos operativos.
O processo consiste em melhorar a eficiência dos ativos (máquinas, equipamentos, pessoal e instalações) das organizações, visando um melhor rendimento dos mesmos, incrementando a sua capacidade e a flexibilidade da produção, buscando suprimir a necessidade de realização de investimentos adicionais em termos de capital;

• Manutenção Produtiva Total - MPT: sistemática voltada para manter e otimizar a disposição dos equipamentos.
A manutenção sistêmica busca diminuir/eliminar o tempo de atraso de entrega dos produtos por motivos de manutenção, assim como otimizar os gastos gerais de manutenção dentro dos objetivos estratégicos da organização. Conservar os equipamentos, manter o nível máximo de produtividade, conservar o ritmo de melhoria.

• Tempos de Processamento - TP: avaliação da real capacidade fabril.
Sistemática de análise de uma dada operação para determinar os elementos de trabalho necessários para realizá-la, na sequência em que ocorrem esses elementos, e dos tempos efetivos para realizá-los, padronizando os métodos de trabalho, impactando nos custos.

• Troca rápida de ferramenta - TRF: técnicas de melhora de performance na busca da excelência.
Sistemática que organiza, sistematiza e padroniza as operações de trocas de ferramentas, para que estas ocorram dentro dos padrões especificados, garantindo produtividade às operações, reduzindo os “excessos”.

Treinamentos

• Gestão e Qualidade:
Técnicas, Práticas e Controles Gerenciais;
Desenvolvimento Gerencial - Aprimorando práticas e técnicas de gestão;
Gestão Classe Mundial, o caminho para a Excelência;
Gestão do Aprendizado;
Gestão da Inovação;
Gestão por Processos;
Gestão da Produtividade.

• Organização, Processos e Produção
LID e Metrologia;
Cronometragem e Cronoánalise;
Manutenção produtiva total;
TRF: Troca rápida de ferramentas;
CEP - Controle estatístico do processo;
FMEA - Análise de modo e efeitos das falhas potenciais;
MASP - Método de análise e solução de problemas;
Entendendo o Lean Manufacturing;
Mapeamento de Processos;
Programa 8´S.

• Psicologia:
Desenvolvimento da Espiritualidade: a busca da transcendência nas organizações;
Liderança Transformadora.

• Marketing e Vendas:
Técnicas de Vendas;
Técnicas de Atendimento.